Especialidades

Especialidades Odontológicas

A OralMed realiza procedimentos nas mais diversas áreas da Odontologia através de profissionais altamente capacitados, utilização de materiais de qualidade e equipamento de ponta.

É um cirurgião dentista especialista em corrigir dentes tortos ou arcadas com problemas. Dentes tortos facilitam a retenção de alimentos e bactérias que podem facilmente causar uma doença na gengiva (a gengivite). Além de ser muito mais fácil limpar todos os lados dos dentes, o sorriso fica muito mais bonito se todos estiverem alinhados. Além disso, outro trabalho muito importante realizado pelo ortodontista é o restabelecimento adequado da funcionalidade da mordida (boa relação entre os dentes superiores e inferiores), devolvendo assim uma boa mastigação. Se necessário, o especialista também pode remodelar as estruturas ósseas da maxila e/ou mandíbula.

A Odontopediatria é a especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal infantil. O Odontopediatra é o profissional responsável por diagnosticar, prevenir, tratar, monitorar e controlar os problemas de saúde bucal das gestantes, bebês, crianças e adolescentes.

Assim, a ORALMED tem como objetivo, proporcionar às crianças um tratamento odontológico agradável e incentivar a preservar a saúde desde os primeiros anos de idade até a fase adulta.

É o ramo da odontologia que restaura espaços ausentes de dentes através da implantação de dentes protéticos. Isso acontece implantando uma peça de titânio com uma superfície tratada no interior do tecido ósseo. O titânio tem propensão singular da osseointegração, quer dizer, incorpora-se ao osso, no caso, na Oralmed oferecemos implantes nacionais, como a neodent e as importados como Straumann. Além dos implantes, no mundo da implantodondia existe os enxertos ósseos, com as cirurgias de levantamento de seio maxilares, enxertos em blocos autógenos e hiofilizados, além de oferecer ao paciente os implantes com “carga imediata”, ou seja, dependendo do procedimento o paciente instala os implantes e alguns dias depois ou no mesmo ato cirúrgico já tem os dentes instalados.

É a especialidade da odontologia que estuda e aplica de forma integrada o conjunto de procedimentos odontológicos com o objetivo de preservar e devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética. A odontologia restauradora avançou intensamente nos últimos anos, tanto em técnicas quanto em materiais. Hoje, através da dentística restauradora conseguimos grandes resultados estéticos e funcionais com alto grau de qualidade e em curto tempo de tratamento. Encontramos diversos tratamentos nesta especialidade, como facetas e lentes de contato dental, clareamentos, onlays, inlays e overlays, endocraws, usamos as melhores técnicas com resinas compostas..

Para os dentes funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se. Com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas. Por isso, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio. E uma excelente opção de conseguir isso é através da prótese dental.

Mais conhecido como tratamento de canal. Trata-se da remoção de vasos, nervos da polpa e raiz do dente – tratamento químico e mecânico da parte interna do dente e preenchimento deste espaço por um material obturador. Indica-se tratamento de canal por vários motivos como:

  • Dor espontânea e latejante, quando o uso de analgésicos já não resolve
  • Cárie muito profunda
  • Dente que receberá coroa / prótese, entre outros

Especialidades Médicas

Contando com uma equipe e corpo clínico altamente capacitados, a OralMed oferece atendimento em diversas áreas da Medicina além da especialidade de Medicina Ocupacional

A pele é o maior órgão do corpo humano. Além da sua importância funcional, como barreira protetora, também desempenha papel importante no contexto social, afetivo e psicológico de uma pessoa. O câncer de pele não-melanoma é o tumor maligno mais comum na população geral. Doenças dermatológicas comuns também incluem: psoríase, vitiligo, acne, DSTs, verrugas, dermatites, micoses etc. Ademais, há inúmeras alterações inestéticas que podem ser tratadas, como melasma, rugas de expressão, perda de volume dos lábios e da face em geral (com o surgimento de sulcos), cicatrizes, queloides e muitas mais. Para tudo isso, estamos à sua disposição.

A Pediatria constitui-se em uma especialidade da Medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, ou ainda antes dele, na fase perinatal, quando há necessidade da intervenção pediátrica. O pediatra visa em sua profissão fins preventivos, que incluem prevenção de acidentes, imunizações (vacinas), aleitamento materno, ou apenas buscando o acompanhamento da criança e do adolescente através de orientações necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura) ou ainda fins curativos, que são procedimentos e tratamentos das diversas patologias que acometem as crianças e adolescentes, utilizando-se do melhor de sua capacidade profissional, habilidades técnicas, conhecimento científico e compromisso ético, objetivando a manutenção ou recuperação da saúde da criança ou do adolescente.

Essa modalidade é oferecia pela Dra Aline Fátima Banhara, graduada em Psicologia pela UNOCHAPECÓ. Pós-graduação em nível de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UNOCHAPECÓ. Especialização em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo. Formação em Terapia Cognitiva e Especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC). Psicóloga credenciada pela Polícia Federal para avaliação psicológica para o registro e porte de arma de fogo.

Os primeiros registros da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) datam do século 8 a.C. Seu diagnóstico e tratamento são baseados em uma visão holística do paciente e de seus sintomas, expressos no equilíbrio entre Yin e Yang. A MTC pode ser usada para promover saúde assim como prevenir e tratar doenças (1).

Ela abrange um espectro de práticas, incluindo acupuntura, moxabustão, plantas medicinais, terapias manuais, exercícios, técnicas respiratórias e dietas. Destas práticas, a mais utilizada no mundo ocidental é a acupuntura, que é praticada no mundo inteiro (1).

A Acupuntura consiste na aplicação de agulhas sobre os chamados “pontos de acupuntura”, que foram descobertos através da observação minuciosa de médicos chineses antigos. Atualmente, são utilizadas finas agulhas descartáveis introduzidas em pontos distribuídos por todo o corpo. Seu mecanismo de ação ainda não é totalmente compreendido, mas sabe-se que há liberação local e no sistema nervoso central de várias substâncias inibitórias da dor, antiinflamatórios e hormônios. Portanto, pode ter efeito sobre condições dolorosas agudas e crônicas, ansiedade, depressão, náuseas e vômitos, entre outras.

No Brasil, a acupuntura foi introduzida há cerca de 45 anos e foi sendo incorporada ao sistema de saúde lentamente (2). Em 1995, o Conselho Federal de Medicina classificou a acupuntura como especialidade médica (3).

No ano de 2005, foi criada a primeira Residência Médica em Acupuntura de Florianópolis, terceira do Brasil, no Hospital Regional de São José e em 2009, no Hospital Universitário da UFSC. Ambas se mantêm até hoje formando excelentes médicos acupunturistas!

Referências:

1) World Health Organization. Legal Status of Tradicional Medicine and

Complementary/Alternative Medicine: A Worldwide Review. 2001.

2) Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura [Internet]. Principal: História da Acupuntura no

Brasil; Acupuntura médica no Brasil: um breve histórico. [aproximadamente 5 telas].

Disponível em:http://www.cmba.org.br/principal/historia

3) Tesser CD. Medicinas complementares: O que é necessário saber (homeopatia e

medicina tradicional chinesa/acupuntura). São Paulo: Ed. UNESP; 2010.

A Cirurgia Geral é uma especialidade médica que se ocupa do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. Dentre as doenças mais comuns a serem tratadas por um Cirurgião Geral incluem-se as lesões de pele (lipomas, cistos e sinais), as doenças da vesícula biliar (colelitíase ou “pedra na vesícula”), as hérnias inguinais e umbilicais e cistos pilonidais (cistos na região sacro-coccígea).

Em nossa Clínica teremos ainda a realização de cirurgias ambulatoriais ou pequenas cirurgias, que são aquelas realizados em unidades ambulatoriais sob efeito de anestesia local ou regional, tais como: biópsias de pele, exérese de cistos e lipomas, vasectomias e cantoplastias (tratamento para unha encravada).

Exames

Acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Essa capacidade discriminatória é atributos dos cones (células fotossensíveis da retina), que são responsáveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a visão de forma e a visão de cores.

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar.

O Eletroencefalograma (EEG) é um tipo de exame neurofisiológico útil para avaliar a função do cérebro através da análise da atividade elétrica cerebral espontânea.

eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração.

A polissonografia é o exame usado para a investigação de vários distúrbios do sono. A pessoa deve dormir com sensores fixados na superfície do corpo, de maneira a permitir que a pessoa possa movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono. O exame é indolor. Não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja, o exame é não-invasivo e não envolve qualquer risco.

Consiste no exame de polissonografia convencional aliado ao teste para o uso de aparelhos de pressão positiva contínua na via aérea (CPAP ou BiPAP). Trata-se de um exame já voltado para o início do tratamento de distúrbios respiratórios do sono, principalmente da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono de grau acentuado.

Audiometria é um exame que avalia a audição quantificando-a em grau e tipo.